Seus alunos podem aprender Matemática com o Quizlet!

Apesar de todas as novas teorias sobre educação e especialmente sobre o ensino da Matemática, o fato é que alguns conteúdos, além de ser compreendidos, precisam ser treinados pelo aluno. Em uma situação de ensino normal, o professor passa exercícios, corrige-os na lousa e o aluno faz a correção do próprio caderno. No entanto, muitos alunos necessitam treinar ainda mais. O professor fica, então, em um tremendo dilema: sabe que precisa fazer mais pelo aluno, mas não possui condições para satisfazer essa necessidade. Como corrigir mais e mais atividades com salas tão grandes e uma carga horária que impede qualquer trabalho extra?


Sem dúvida, não há como estender o tempo e fazer essas correções, mas a tecnologia garante ao aluno a possibilidade de estudar de forma autônoma, obtendo automaticamente o feedback de seu desempenho. Uma parte cada vez maior da população da brasileira já conta com internet em casa ou tem acesso a ela em algum espaço público – escolas, bibliotecas, unidades do SESC, ou mesmo iniciativas do município para a inclusão digital. O professor pode utilizar essa realidade para disponibilizar conteúdos que permitam ao aluno o treino de conceitos e (por que não?) exercícios matemáticos.

Quando os exercícios possuem apenas uma única resposta, é possível elaborar exercícios através do Quizlet. Já publiquei um post sobre o uso dessa ferramenta por professores de línguas estrangeiras, mas já o utilizei diversas vezes para criar exercícios matemáticos. O recurso Aprender, em minha opinião, é totalmente apropriado para o aluno estudar diversos assuntos, como os listados mais abaixo.

Através do recurso Aprender, o professor pode criar atividades em que ele estabelece um exercício e registra a resposta correta. Ao acessar, o aluno lê a questão, digita a resposta e, imediatamente, aparece o resultado – a confirmação de que a resposta está correta ou o aviso de que a resposta está errada, seguido da resposta correta.

Assim, você pode até não ter tempo para corrigir uma lista de 50 exercícios sobre divisão por 10, 100 ou 1.000 para seus 300 alunos, mas o computador pode fazer isso por você. Clique nos links abaixo e veja alguns exemplos:

Divisão de decimais por 10, 100 ou 1.000: http://quizlet.com/13209864/learn/

Propriedade distibutiva: http://quizlet.com/10886034/learn/

Propriedades das operações: http://quizlet.com/10886632/learn/

Escrita dos números por extenso: http://quizlet.com/9957292/learn/

Essas atividades referem-se ao conteúdo trabalhado em minha turma. Com certeza, ao ver os exemplos, você consegue identificar, em seu próprio conteúdo, aqueles que poderiam ser treinados desta forma. Aproveite!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Ensino e educação no século XXI

WordPress.com em Português

Blog de Notícias da Comunidade WordPress.com

%d bloggers like this: